Após uma sequência de dias de sol entre nuvens e calor intenso, com temperaturas que se aproximaram dos 40ºC nesta quinta-feira (15), o tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, a chegada de uma frente fria nesta sexta-feira (16) trará instabilidade, chuva e risco de temporais isolados em diferentes regiões do Estado.
Durante a madrugada e o início da manhã, a chuva já deve atingir áreas do Oeste e do Sul gaúcho. Ao longo do dia, especialmente da tarde para a noite, a instabilidade avança para as demais regiões, inclusive locais que ainda terão algumas horas de sol e calor antes da mudança no tempo. Há risco de chuva forte localizada, além de temporais isolados com descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de granizo.
Antes da chegada da frente fria, o calor ainda será significativo. As temperaturas permanecem elevadas, principalmente nos Vales, Serra, Grande Porto Alegre, Litoral Norte e Noroeste do Estado.
Em Porto Alegre, os termômetros devem variar entre 24ºC e 34ºC. No Litoral Norte, em Capão da Canoa, a máxima chega a 30ºC. Já no Chuí, as temperaturas ficam entre 22ºC e 26ºC, enquanto em Cruz Alta os valores oscilam entre 24ºC e 31ºC.
Duas frentes frias mudam o tempo no Sul do Brasil
A MetSul Meteorologia alerta que duas frentes frias vão atuar sobre o Sul do Brasil entre esta sexta-feira e o domingo (18). O primeiro sistema frontal alcança o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e deve provocar chuva em todas as regiões, com volumes, em geral, baixos. Ainda assim, devido ao ar quente presente antes da frente, há potencial para pancadas intensas de curta duração e temporais isolados.
No sábado (17), a frente fria permanece semi-estacionária sobre o Sul do país. Com o aquecimento durante a tarde, novas áreas de instabilidade podem se formar, favorecendo a ocorrência de chuva e temporais isolados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, principalmente entre a tarde e a noite.
A segunda frente fria chega entre domingo e segunda-feira (18), com pouca atividade de chuva sobre o território gaúcho. O principal efeito será a mudança na direção do vento para Sul e a queda das temperaturas em várias regiões.
Este segundo sistema se acopla à frente semi-estacionária, reforçando a instabilidade especialmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul e no Paraná. Na sequência, uma massa de ar frio mais intensa avança pela Região Sul, deslocando a frente fria em direção ao Sudeste do país e provocando chuva forte e tempestades, além de temperaturas mais baixas no início da próxima semana.
Informações MetSul Meteorologia
Texto Por Cinara Becker
